Blogger Comment
    Facebook Comment

2 comentários:

  1. Olá Sílvio. gostava de fazer algumas considerações deste vírus e que me foi dito por pessoas ligadas à saúde....

    Então cá vai:


    1) Sobre a possibilidade deste vírus ter sido manipulado em laboratório a partir de amostras do vírus H1N1 de 1918, não tenho dados que permitam concluir alguma coisa. A única coisa que sei e que tenho a certeza é que o mundo das Industrias farmacêuticas estão à frente no que diz respeito em obter lucros a todo o preço, superando mesmo as Industrias de armamento.

    2) Este vírus já circulava meses antes de aparecerem as primeiras estatísticas em Maio de 2009. Na verdade mesmo em Portugal começou a circular em casos isolados importados de fora, em Março.

    3) A gripe A comporta-se praticamente da mesma forma de uma gripe normal. A diferença (dizem as estatísticas), está na intensidade dos sintomas, que nesta gripe é um pouco mais acentuado mas sem grande diferença. No entanto existe estatisticamente a curiosidade desta gripe não ter a tendência para provocar fortes dores de garganta como acontece numa gripe normal. Isto poderá ter a ver com o facto do vírus ter a característica de infectar mais o aparelho respiratório inferior como sendo os Pulmões.
    Além disso a faixa etária de afectação é também incidente em jovens ao contrario da gripe normal que afecta mais as pessoas idosas e com sistema imunitário debilitado porque este vírus é geneticamente novo, não sendo reconhecido pela maioria dos sistemas imunitários. Para conhecer melhor este vírus, acedam a estes links

    http://scienceblogs.com.br/rainha/2009/05/a_origem_do_influenza_a_h1n1_o.php

    http://scienceblogs.com.br/rainha/2009/04/o_que_voce_precisa_saber_sobre.php


    4) Nada se sabe como será o comportamento do H1N1 nos próximos tempos. Condeno vivamente aqueles que mandam "postas de pescada" a dizer que o vírus faz isto ou faz aquilo, sem fazer uma análise prévia e cuidada do mesmo. O que a ciência actual permite é a elaboração de modelos matemáticos de previsão com base em dados estatísticos. Com estes modelos e com base na estatística desde Maio (dados da Organização Mundial de Saúde) constata-se que a taxa de pessoas infectadas tem sido 4 vezes superior a uma gripe normal. Quanto à taxa de mortalidade (Quociente entre o numero de óbitos pelo numero de infectados multiplicado por 100), tem se verificado que ronda os valores normais de uma gripe normal, embora nas ultimas semanas tenha evoluído de 0,5 % para 0, 8 %. Terá este aumento relacionado com o facto de o vírus estar-se a adaptar gradualmente ao Ser Humano? Pessoalmente, penso que sim.
    Penso que este Inverno que vem, no Hemisfério Norte, trará muitas respostas.........

    5) Esta doença sendo parecida a uma gripe normal pode ser tratada em casa com repouso e muitos líquidos, excepto alguns casos de risco, como pessoas com doenças crónicas.
    Algumas medidas de prevenção e de como lidar com a gripe A estão no link abaixo:

    http://www.google.com/hostednews/afp/slideshow/ALeqM5iKL5UCAC-vg9pWpmT8G5mIr_k47A?index=0

    Estas medidas minimizam a possibilidade de apanhar a doença mas não evitam a 100%.
    O uso de mascaras é ineficaz e é apenas aconselhado a pessoas portadoras da doença para não contagiar a outros. A razão é simples. Os germes tem várias entradas para o nosso organismo. Por exemplo os olhos e as orelhas para alem da boca e nariz. Mas a saída deles apenas se faz pela boca quando tossimos ou nariz quando espirramos.
    Para protecção eficaz só há um meio:

    HAZMAT (fato de protecção)
    http://en.wikipedia.org/wiki/Hazmat_suit


    Humor ou talvez não:
    http://www.youtube.com/watch?v=ZhnTcRA4PDc

    ResponderEliminar
  2. Olá Sérgio,

    Eles recriaram o vírus sim, pois vários sites noticiaram isso, e jornais, no site pandemia-h1n1.com coloquei imagens de algumas páginas com a notícia…

    Obrigado pelo teu post e os links,…
    A O.M.S diz que vão surgir mais vagas de pessoas infectadas, uma segunda e uma terceira vaga, ou seja eles andam a preparar algo…

    Andarmos de fato seria muito caro $ para comprarmos um, e dávamos muito nas vistas, como aquele vídeo mostra, portanto acho que não podemos usar fato, será o nosso pequeno azar…

    ResponderEliminar